11/28/2011

A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE PARA A FORMAÇÃO DE UM ATLETA

O meio no qual está inserido o atleta para mim é fundamental para a formação do mesmo. Assistindo aos treinos nos principais centros, Europa e Ásia, observei esse ponto em comum em todos eles. Ambiente de treino forte, altamente competitivo, e ritmo muito intenso o tempo todo. Quais elementos devem ser itens constantes nesse ambiente?
a) Estrutura Fisica: o lugar onde se treina, deve proporcionar às pessoas que ali estão, uma atmosfera de alto nível. O atleta precisa se sentir imerso em um ambiente de alto nivel, sem precisar preocupar-se com problemas externos como iluminação, qualidade das mesas, quantidade de bolas, piso, pegadores de bola, bom espaço entre as mesas etc.... À medida do possível, deve ser um local sem muito barulho, organizado, e sem muitas informações nas paredes, que não sejam relacionadas ao esporte, que possam poluir visualmente o ambiente. Limpeza e organização são também fatores importantes.

Ajuda bastante também, o atleta possuir todos os recursos dentro do mesmo recinto: aparelhos para musculação, materiais para preparação física, instalações para fisioterapia, atendimento medico, sala de vídeo, recinto para descanso, restaurante. O ideal é sempre existir tudo isso no mesmo local, evitando assim a necessidade de deslocamentos, e mantendo o atleta, ainda que em outra atividade, junto com a equipe em treinamento.

b) Qualidade da Equipe: a qualidade dos atletas é fundamental para construir um ambiente de treino de alto rendimento. Isso é claro, tem relação com o nível dos atletas do grupo. Quanto melhores forem os atletas, maiores serão as cobranças, e consequentemente, maior será o nível de exigência. Por isso, a qualidade dos atletas determinam o nível de trabalho que se pode atingir com um grupo. Qualidade não significa apenas termos os melhores. A diversidade de estilos, com atletas de nível satisfatório ( defensivos por exemplo), ajudam a incrementar a qualidade da equipe.

c) Competitividade: é necessário que uma equipe seja competitiva, que leve o clima do treino a ser o mais parecido possível com o clima do campeonato. Mesmo que eles estejam realizando exercícios, o espírito de vencer cada ponto, comemorar boas jogadas, querer vencer o treino eleva demais a concentração e obriga os atletas a descobrirem caminhos para ganhar o ponto. Ter um grupo de qualidade muitas vezes não é suficiente. É necessário que esses atletas saibam competir entre si, procurando superar o companheiro sempre, elevando o nível das disputas.

d) Equipe de Profissionais: um atleta de alto nível precisa ser muito bem preparado nas áreas técnica, física e mental. Dentro de cada uma dessas três grandes esferas, existem as especialidades ( nutrição, preparação física, fisiologia etc...), para os quais temos os profissionais certos para o desenvolvimento do atleta. Esse estilo multidisciplinar, é o mais apropriado para a obtenção de resultados mais rapidamente, pois, cada profissional atua dentro de sua especialidade,proporcionado o melhor resultado para o jogador em seu respectivo trabalho. A soma desses resultados culmina na evolução do atleta de maneira mais plena. Particularmente, não acredito no modelo centralizador, até mesmo na parte técnica. Se houver um time de técnicos, havendo entrosamento e consenso no sentido de se explorar o melhor de cada um, com certeza as chances de acerto serão maiores do que concentrado em uma só orientação.

e) “Sparrings”: o conceito de “sparring” ainda é mal compreendido em nosso meio. Pensamos que o sparring é aquele jogador que se limita a devolver bolas para o outro lado. Na verdade o sparring é um atleta que pode e deve treinar normalmente como os outros. A diferença está em seu conceito dentro do ambiente de treino: ajudar a evolução técnica de seu companheiro de treino é sua principal função. Um determinado jogador pode exercer essa função dentro da equipe total ou parcialmente, dependendo de como for combinado. O mais importante é o atleta conhecer claramente sua missão dentro da equipe para que ele possa exercer de forma plena.
Bom, esses são alguns detalhes observados em comum em todos os centros de treinamento por mim visitados pelo mundo. Muitas vezes é difícil ter tudo de uma só vez, mas, a busca constante por melhorias é também um fator que motiva os atletas, faz com que eles possam se sentir reconhecidos e valorizados.
Na área de Educação, estuda-se muito a teoria de Vigotsky, importante pensador bielo-russo que viveu no inicio do século XX. Seu principal tema, é sobre o desenvolvimento intelectual da criança em função das interações sociais e condições de vida. Fazendo uma transposição para o nosso meio esportivo, talvez seja correto afirmar que a interação com atletas de alto nível, com pensamentos igualmente grandes, e as condições de treino exercem importante influencia no desenvolvimento técnico do jovem atleta.

2 comentários:

ALAN CARDOSO - FEDERAÇÃO DE TÊNIS DE MESA DO AMAPÁ disse...

MAGNÍFICO este texto. Permita-nos, aqui no Amapá utilizá-lo como tema nas reuniões com o Secretário do Desporto e Lazer,como temos a pretensão de construir o CENTRO NORTE BRASIL FRANÇA DE TÊNIS DE MESA, suas colocações nos orientarão à criação do ambiente mais próximos do ideal possível ao rendimento dos nossos atletas.
PARABENS E CONTAMOS COM SUA COMPETÊNCIA PARA AJUDAR O AMAPÁ A CRESCER.

Blog do Técnico disse...

Muito obrigado Alan por seus comentários. Você pode usá-lo sim como tema nas suas reuniões. Como citei o tema é aberto, portanto, se você visualizar algum outro aspecto que complemente o texto, será excelente

um abraço