12/10/2011

PRIMEIRO DIA DE SELETIVA ADULTA

A Seletiva Adulta 2012, começou recheada de novidades e já com algumas surpresas na fase de grupos. As disputas continuam hoje e seguirão até domingo (11/12).

O sistema de disputas

Estamos colocando em prática aqui, um sistema semelhante a países como França, China e Japão. Os jogadores precisam disputar muitos jogos, são colocados sob situações de pressão, semelhantes a campeonatos importantes.
Na primeira fase, 12 atletas foram divididos em 4 grupos de 3, de onde apenas o campeão de cada classificou-se para a segunda etapa. Estes 4 jogadores se juntaram aos 4 atletas melhor posicionados no Ranking Mundial, totalizando um grupo unico de 8.
Estes 8 atletas se enfrentam em turno completo, sete partidas, de onde o primeiro lugar se classifica direto para a grande final, e os classificados de segundo a quinto lugares jogam entre si, no sistema de simples eliminatoria, para definir o segundo atleta a disputar a grande final.
É um sistema que oferece oportunidades a todos. É um momento especial aos mais jovens, pois, têm a chance de lutar contra nossos principais atletas do adulto, oferecendo grande experiência, e confiança para crescerem até o nivel internacional.

Estrutura do Evento

Com o intuito de nos aproximar da organização de competições internacionais, algumas novidades foram introduzidas, com boa aceitação por parte de todos:

a)área inferior reservada a atletas, tecnicos, arbitros, e pessoas autorizadas
b)área superior destinada aos espectadores em geral
c)controle de acesso à área de jogo
d)equipe de apoio que estará à disposição para atuar a qualquer tipo de necessidade
e)espaço reservado para convidados e autoridades presentes no andar superior
f)notificações ao publico presente, com boletins periódicos e projeção em telão com informações dos jogos em andamento e da próxima rodada
g)para os atletas e tecnicos: cadeiras para descanso reservadas no piso inferior e, área para seleção de bolas
h)som ambiente nos intervalos de jogos
i)apresentação oficial dos árbitros e jogadores, nas rodadas principais
j)àrea mista para imprensa
h)Sala de Aquecimento e treino

Primeiro Dia

Presenciamos boas partidas, e muito equilibrio já nos primeiros confrontos. Na primeira fase, Jeff Yamada foi a maior surpresa, batendo a Danilo Toma, em 4 sets a 3 e classificando-se para o grupo de 8. Uma pena, foi o confronto precoce de Hugo Calderano e Eric Jouti. Hugo venceu, o que deixou Eric de fora da segunda fase. Com o nivel apresentado, seguramente Eric aproveitaria muito os jogos da segunda fase.
Já pela fase segunda fase, o feminino teve um encontro entre favoritas: Jessica Yamada esteve à frente de Caroline Kumahara em 2 sets a 0, porém, Carol reagiu e chegou à virada em 3 sets a 2.
No masculino, a ultima partida do dia foi entre os invictos Thiago Monteiro e Eric Mancini. Um jogo equilibrado, onde Thiago fez valer de sua maior experiencia, para vencer por 3 a 2 e terminar o dia como lider da competição.

Nenhum comentário: