1/31/2011

Seletivas 2011

Foram 4 dias de muita luta, debaixo de um calor intenso, que aumentou ainda mais o desgaste dos atletas e técnicos. As Seletivas de 2011, mostraram poucas surpresas, com a lista de classificados mostrando nomes mais ou menos previstos, na opinião da maioria dos tecnicos envolvidos na competição.

Adulto Masculino

No adulto, pudemos assistir Hugo Hoyama em ótima forma física e técnica, superou bem o calor e os obstáculos do primeiro dia. Seus profissionalismo e cuidados com o corpo, precisam ser destacados, e servir como exemplo aos mais novos.
Cazuo Matsumoto confirmou favoritismo e venceu o segundo dia da categoria adulta. Suportou muito bem a pressão, especialmente, na semifinal quando enfrentou forte torcida em favor de seu oponente, Eric Mancini.Essa vitoria foi muito importante para os planos de Cazuo para esse ano.

Adulto Feminino

Jessica Yamada, foi a grande vencedora da primeira vaga da Seletiva. Em minha opinião foi quem demonstrou estar melhor preparada para essa disputa. Teve uma final dura e emocionante contra Ligia, e mostrou mais maturidade se comparada ao começo de 2010.
Caroline, com 15 anos, chegou à Seleção Adulta vencendo a segunda vaga da categoria. Suportou bem a pressão de jogar contra a experiente Valesca, em uma final de muitas viradas, e que exigiu muita concentração e aplicação tática.Um ótimo resultado, se considerarmos que sua preparação está voltada para o periodo de treinos e campeonatos na Europa em fevereiro e março.

Ligia, Mariany e Valesca

Valesca foi a principal surpresa desses dois dias de competição. Fazendo uso de toda a sua experiencia, Valesca mostrou capacidade de variar golpes, ritmo de jogo, foi agressiva nas recepções sem perder a regularidade, caiu diante de Ligia na semifinal do primeiro dia e diante de Caroline na final do segundo. De sua participação nessa Seletiva podem ser destacadas muitas lições que as mais novas devem aproveitar.
Ligia, foi uma guerreira, lutou até o fim em todos os jogos, especialmente nos momentos adversos. Apesar de não ter conseguido conquistar a vaga na mesa, ela tem um histórico importante lá fora, sendo decisiva nas conquistas da equipe brasileira no Mundial, Latino e Jogos Sulamericanos do ano passado. Ela será muito importante para nós nesse ano de 2011.
Mariany, mostrou muitos aspectos positivos em sua participação, evoluiu em diversos aspectos, na parte tecnica, fisica e mental. Perseverança é a palavra que marca essa jovem que lutou contra uma séria lesão em seu ombro no ano passado, e luta diariamente para recuperar-se completamente.

Jovens talentos

Tivemos alguns jogos realmente interessantes, como o de Hugo Calderano contra Hoyama.
Mas, no geral Ainda existe muito a ser cumprido pelos jovens que atuaram nessa Seletiva Adulta. Muitas vezes não pela parte técnica, mas, sim em tudo o que está ao redor desta competição: a preparação, a concentração pré-jogo, a vibração, a vontade de mostrar que eles podem um dia ser um atleta Top no Mundo.
É importante esses atletas compreenderem que o caminho a ser percorrido deve ser vencido diariamente, com trabalho duro, foco e rotina compativel com alto rendimento.
Talvez esse seja um de nossos principais desafios nesse ano. Realizar um trabalho de evolução global, não apenas focado na parte tecnica, mas, também dando muita importancia á parte fisica, à formação do individuo, à mentalidade e todos os aspectos psicologicos envolvidos.

Amanhã, falaremos sobre as seletivas das categorias menores.

Nenhum comentário: