Ontem tivemos a 2a edição do Torneio Hopes Nacional, que envolve os melhores mesatenistas das categorias de base do Brasil.
Foi um dia chuvoso em meio de semana, mesmo assim, tivemos grande presença, pouquissimas faltas, com atletas vindo inclusive dos Estados mais distantes, como Pará, Amapá e Amazonas. Um louvável esforço que deve ser sempre enaltecido.
A ausência mais sentida foi a de Michel Gadal, tecnico francês reconhecido mundialmente, e que aproveitaria sua passagem pelo Brasil para ver e conhecer nossas jovens promessas. Com o caos ocasionado pelas fortes chuvas no Rio, Michel não pôde embarcar e acabamos por cancelar sua vinda.
Apesar desse contratempo, os atletas mostraram muito esforço. Tivemos jogos bem equilibrados, muita luta e vibração, valorizando ainda mais a conquista dos vitoriosos.
Ainda recebo algumas poucas perguntas a respeito do valor do torneio, se garante vaga para algum campeonato pela Seleção etc... Assim como todo campeonato, o titulo do Hopes por si já deve ser considerado de grande valor. Eu acho ruim essa cultura, que condiciona o valor de uma disputa ao que se pode receber em troca. Um atleta assim pode deixar de se importar com a vitória, não valorizar uma medalha, um pódio... Eu acho muito perigosa essa inversão de valores.
Ontem, eu pude assistir e detectar muitos aspectos positivos e alguns nomes que podem vir a serem destaques no futuro. Não vou citar nomes, porque posso cometer injustiças, e não é o principal objetivo dessa postagem. Mas, achei muito interessante ver em ação, principalmente, os mais novos, atletas que ainda não aparecem para uma Seletiva, muitos ainda não estão figurando em âmbito nacional, mas, mostraram grande potencial.
Ainda desejo ver jogos com maiores trocas de bolas, poucos erros fáceis, e melhor eficiencia nas finalizações. Nós precisamos nos manter concentrados em evoluir o nosso saque, e as nossas primeiras bolas. Temos que ser mais competentes no inicio dos pontos. Todos em geral, ainda apresentam falhas nesses fundamentos, quem evoluir esses pontos, abrirá grande vantagem em relação aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário