11/30/2009

TREINAMENTO DA SELEÇÃO



As Seleções Masculina e Feminina, categoria principal, realizaram o utlimo treinamento em conjunto no Centro Nacional da CBTM, nesse ano de 2009.

Os atletas estiveram presentes de segunda a sexta-feira, trabalhando em dois periodos sempre.

Preparo Mental

Nessa semana, exigimos bastante dos atletas na parte mental. Eles fizeram trabalho escrito, planejando o seu treino individualmente, pensando sobre suas necessidades e objetivos. O auto conhecimento foi bem trabalhado. Outro fator importante desse trabalho foi a responsabilidade delegada a cada atleta a pensar e fazer do treino o melhor para cada um de si.

Treinamento para Jogos

Trabalhamos muito com partidas, porem, dentro de uma dinamica diferente: na terça-feira, reduzimos o numero de mesas montadas para quatro, com placares, arbitros e arena de jogo. Criamos um ambiente o mais semelhante possivel a situação de campeonato.
O primeiro efeito disso pode-se perceber na concentração dos atletas: cada um fez dois ou tres jogos no maximo, porem, com muito foco, sem conversas paralelas.
Cada atleta foi obrigado a escrever antes de cada partida, qual estrategia iria utilizar contra cada adversario, e depois, nos intervalos de sets, como promoveriam mudanças. Dessa forma, foram obrigados a raciocinar taticamente.
Sexta-feira, os jogos foram por equipes, uma unica mesa, e os companheiros de time auxiliando os companheiros com instruções. Tivemos novamente um resultado muito positivo em relação ao comportamento e a qualidade dos jogos.

Primeiras Bolas

Novamente demos muita importancia as primeiras bolas, saque, recepção, primeiros ataques, defesa e contra-ataque. Aqui mais uma vez, quero reforçar a necessidade de dar continuidade a esse trabalho, quando os jogadores retornam aos seus respectivos lugares. Esses fundamentos, todos vão executar, em qualquer partida, independentemente das circunstancias.
Atletas com bom começo de ponto, situa-se em posição mais confortavel, podendo comandar as disputas a sua maneira. Essas são as bolas mais dificeis de se fazer com qualidade, quando se esta mau preparado. São bolas que somente vão chegar a perfeição, atraves de muita repetição, horas e horas de treinos diarios. Tecnicos e jogadores precisam ter consciencia dessa necessidade, e acreditarem que isso fara a diferença no futuro.

Preparação Fisica

Raoni e Minutti estiveram presentes para os trabalhos fisicos com os atletas.
Raoni realizou uma bateria de avaliações fisicas. Ele segue colocando muita enfase nos trabalhos coordenativos de movimentos. Os atletas ainda apresentam problemas nessa area, e um trabalho especializado junto aos clubes seria de grande ajuda.

Tive a certeza de que esse foi um de nossos melhores treinamentos nesse ano de 2009. Todos trabalharam com muita seriedade, se entregaram plenamente aos objetivos propostos. Procuramos sempre trazer aos nossos treinos, ideias, metodos diferentes de trabalho. Mostramos as tendencias do que acontece no Tenis de Mesa Mundial, como esta o jogo entre as grandes potencias.
Os treinamentos levaram a Seleção mais proxima de outros estados e reuniram com frequencia os melhores jogadores em atividade no pais, em suas respectivas categorias. Com certeza, virão ajustes e melhorias para 2010, no intuito de caminharmos a passos mais largos em direção ao desenvolvimento.


2 comentários:

Anônimo disse...

A CBTM, deveria mudar o esquema de escolha da Seleção Brasileira das categorias de base, o Governo do Brasil não da nenhum apoio ao esporte amador,e minha sugestão ajudaria muito aos atletas conseguirem patrocinio na iniciativa privada, pois o fato do atleta pertencer a Seleção Brasileira , ajuda muito na hora do empresario decidir na ajuda de custo, minha sugestão seria o seguinte: todo ano voces selecionariam os 08 melhores atletas de cada categoria no Brasil, ou seja estes 08 ganhariam o "status" de serem da Seleção Brasileira,e a cada torneio internacional durante o ano, estes 08 atletas selecionados tem o direito de disputar internamente entre eles as vagas disponiveis para os eventos, desta maneira voces corrigem uma distorção que hoje existe, são escolhidos apenas 4 atletas para a Seleção, e o que a gente vê é que estes atletas não participam de muitos eventos durante o ano, ficando aberto para qualquer atleta que possa se auto custear, neste minha sugestão, voces teriam os oito atletas de Seleção que poderiam tentar buscar recursos próprios para jogarem fora do País,sem contar que é um incentivo tremendo para os 8 atletas de Seleção, que estariam treinando muito forte durante o ano, sei que a CBTM já melhorou muito, mais não podemos parar, vamos evoluir cada vez mais... para divulgarmos este esporte maravilhoso.

Parabéns Lincon pelo trabalho na CBTM
Abraço!

Blog do Técnico disse...

Muito obrigado pelo apoio e pela sugestão. Tenha a certeza de que será objeto de estudo, sempre com o intuito de caminharmos constantemente à frente.