Durante o Seminario para Tecnicos que aconteceu no Centro Nacional de Tenis de Mesa da CBTM, o Diretor de Educação da ITTF, Mikael Andersson, deixou-nos muitas lições e experiencias que com certeza, se forem bem aproveitadas, poderão promover mudanças vitais para o desenvolvimento tecnico do nosso esporte.
Foi um Seminario diferente, que fugiu das clinicas tradicionais que somente falam sobre a parte tecnica. Mikael falou muito sobre mentalidade, mudança de foco, planejamento anual ( medio prazo), metas e tambem, e claro, sobre tecnicas. Foram temas bastante diversificados, que espero, tenham sido bem assimilados por nossos tecnicos presentes.
Planejamento
Mikael foi muito enfatico ao afirmar a importancia do atleta ter em mente, desde as categorias de base, o calendario internacional e planejar seu treinamento em função desse calendario. Hoje a programação anual de torneios do Circuito Mundial Junior e bem grande, juntamente com Training Camp, e possivel manter um atleta jovem em atividade no exterior pelo menos por uns 150 dias do ano. As referencias, os objetivos, passam a ser maiores e o atleta tende a evoluir mais rapidamente.
Projeto Individual
E muito importante lembrar, e precisamos entender bem esse conceito, que o Tenis de Mesa como um esporte individual, requer para cada atleta uma estrutura de planejamento, com tecnico trabalhando individualmente ( one by one) e profissionais especializados ( Preparador Fisico, Mental, nutricionista etc...). Por muitas vezes durante o curso, foi mencionada a importancia do trabalho do tecnico particular, como forma de catalisar o processo de evolução de um jovem atleta ao longo de seus anos nas categorias de base.
Trata-se de uma tendencia mundial, e precisamos nos organizar para esse novo caminho. Tecnicos e clubes devem se preparar para estarem aptos a receberem e evoluirem os seus atletas.
Projeto Hopes
Ao observar nossas promessas em ação, algumas preocupações chamaram a atenção do tecnico sueco:
a) indice muito alto de erros faceis, especialmente, nas primeiras bolas.
b) atitude muito passiva de nossos atletas na recepção, muitas vezes deixando de atacar o saque do adversario
c) pouca variação de jogadas
d) muita passividade em situações de defesa
e) pouca qualidade em nosso saque.
f) poucos tecnicos acompanhando os seus respectivos atletas durante os jogos. Todo torneio e uma chance importante para os tecnicos fazerem observações, importantes na educação do jovem como atleta.
São detalhes que a gente vem observando, desde muito antes. Valorizamos muito as jogadas bonitas, as trocas de bola a longa distancia, os ataques mais potentes.
Precisamos ter mais atenção aos treinos de saque, recepção, bolas curtas, colocação de bolas, primeiro ataque e defesa. Fundamentos basicos de inicio de ponto, que determinam quem tomara o dominio do ponto
Treinamento
Na parte pratica, tivemos boas dicas a respeito de metodos de treinos, como estimular o raciocinio do jogador, trabalhos com lançamentos de bolas.
Foi dada enfase especial aos ataques as bolas que saem pouco da mesa ( 1/2 longas), hoje atacadas no alto nivel, com muita agressividade, para a frente.
Os tecnicos devem sempre se preocupar com todos os aspectos envolvidos no Tenis de Mesa: velocidade, efeito, potencia, colocação. Todo o treinamento, as tecnicas, são desenvolvidas em função dessas quatro variaveis.
Com os participantes do curso, a maioria teve reação muito positiva em relação ao que foi ensinado. Tive a oportunidade de escutar muitos elogios referentes aos temas, e as coisas que foram colocadas.
Tenho a certeza de que deveriamos ter muito mais tecnicos presentes nesse Seminario. Foi uma importante iniciativa, e sempre uma reunião dessas e uma grande oportunidade para os tecnicos se reunirem e trocarem ideias, debaterem, passarem experiencias e conhecimentos.
Para um atleta chegar ao alto nivel, com certeza passara nas mãos de um ou mais tecnicos. Portanto, estes precisam estar preparados, atualizados, prontos para fazerem seus atletas chegarem ao topo. Para isso, chances como essa não podem ser passadas em branco.




Nenhum comentário:
Postar um comentário