5/26/2008

Treinamento Preparatório para o Latino-Americano Infantil e Juvenil


Os atletas das equipes Juvenil e Infantil que embarcarão no próximo dia 12 para a cidade de Cartagena de Índias (Colômbia), treinaram nesse fim de semana em São Bernardo do Campo/SP.
Foram 3 dias de treinos em dois períodos. Desta vez, diferentemente dos treinamentos anteriores, os atletas jogaram menos e treinaram mais. Foi dada uma ênfase maior nos treinos com muitas bolinhas e lançamentos (Robô). Os jogadores fizeram muito trabalho de movimentação de pernas, velocidade, e movimentação em Duplas. Havia uma preocupação quanto à base técnica de nossos jogadores jovens, problema diagnosticado nas disputas do Sulamericano, em março na Argentina. Durante os lançamentos, cada atleta recebeu orientações diferentes, direcionadas a cada estilo peculiar de .jogo. Os exercícios envolviam mudanças de ritmo, de efeito e altura. Trabalharam tanto situações de ataque como defesa e contra-ataque.
Na parte referente às jogadas e a jogo, falamos e cobramos bastante para os atletas evitarem ao máximo cederem pontos gratuitamente. Essa é uma responsabilidade que precisa partir de cada um. É mudar a atitude, ter a capacidade de mostrar ao adversário de que não é fácil conquistar pontos sobre nós. Significa não desprezarmos as bolas altas, evitar falhas em recepção quando o mesmo for fácil, não errar saque. Muitas vezes nos preocupamos em atacar bolas fortes, acabar logo o ponto, fazer coisas que exijam alto grau de habilidade. Porém, sem essa eficiência, nenhum jogador chega ao mais alto nível.
Tivemos bons destaques e algumas boas surpresas. A atleta Caroline Kumahara mostrou evolução no balanço de seu movimento, transferindo mais energia para a bola em seus ataques, principal problema apresentado 2 meses atrás.
Eric Jouti também se apresentou bem. Ainda sem possuir uma bola vencedora, devido à sua estatura, compensa errando pouco e mostrando um bom volume nas trocas de bolas.
O Juvenil, se mantiver o mesmo ritmo de preparação chegará bem para o campeonato. A missão destes meninos e meninas não será nada fácil. Nesses últimos 4 anos, acredito que teremos o campeonato Latino mais equilibrado de todos, devido ao grande número de jogadores equiparados tecnicamente. Essa condição aparece tanto no masculino como no feminino.
Até o dia do embarque, a maior parte da preparação dessa equipe será em seus respectivos clubes. Será importante a comunicação dos atletas com os seus treinadores, e a compreensão dos mesmos em darem seqüência a essa base e a essa preparação. Para mim isso é fator primordial para obtermos êxitos maiores do que no Sulamericano passado.
Participaram desse Treinamento:
Infantil Feminino: Katia Kawai, Caroline Kumahara e Karina Hayama
Infantil Masculino: Eric Jouti, Jeff Yamada, Nicolas Santos e Leonardo Pezzato
Juvenil Feminino: Gui Lin, Karin Fukushima, Lívia Mizobuchi, Lívia Gomes e Amanda Marques
Juvenil Masculino: Fernando Yamazato, José Barbosa e Danilo Toma
Técnicos: Lincon Yasuda, Paulo Camargo, Mauricio Kobayashi e Rodrigo Kojima

Lincon Yasuda


Nenhum comentário: