9/26/2012

CIRCUITO MUNDIAL JUVENIL – ETAPA DO BRASIL


Encerramos domingo nossa participação no Circuito Mundial Juvenil, realizado no CEFAN, cidade do Rio de Janeiro.
O campeonato foi de 20 a 23 de setembro. Porém, o nosso ciclo visando esse evento iniciou-se no dia 08, com a preparação realizada em São Caetano.
Tivemos um saldo muito positivo, conquistamos bons resultados. Algumas conquistas estavam em nossos planos, outras sabíamos que seriam mais difíceis, e as vitórias nestas ultimas, determinaram o sucesso de nossa preparação.

Juvenil Masculino
O Brasil teve total sucesso essa categoria, com nossos atletas aparecendo sempre nos lugares mais altos do pódio. Hugo Calderano foi o principal destaque, vencendo todas as provas que disputou ( equipes, duplas e individual). Além dele, alguns resultados de destaque vale ressaltar aqui: as vitórias de Vitor Ishiy sobre Fermin Tenti e Pablo Saragovi e as vitórias de Massao Kohatsu sobre Juan Daher, foram resultados que consolidaram o crescimento e a evolução desses dois atletas

Juvenil Feminino
Acredito que essa foi a categoria mais equilibrada e imprevisível de todas nesse campeonato. Por isso, chegarmos à final com duas brasileiras, Karina Hayama e Lia Ohira, pode ser considerado um grande feito. Karina levou a melhor na final, após estar em desvantagem por 3 sets a 1. Mostrou força e poder de reação. Destaques: as semifinais, onde as brasileiras venceram duas das favoritas ao titulo da competição: a peruana Francesca Vargas e a argentina Augustina Iwasa. Por equipes, nós estivemos muito próximos do titulo também, mas, de todo modo o desempenho foi muito positivo, inclusive com nossa equipe “B”, Carol Kagohara e Cassia Edamatsu, vencendo o time campeão do torneio, Francesca e Maia Harima.

Infantil Masculino
A equipe Infantil composta por Isaac Zauli, Gustavo Yokota e os mirins Vitor Santos e Gabriel Penha. Além disso, todos realizaram bela participação no torneio individual. Fermin Tenti da Argentina, confirmou o seu favoritismo conquistando o titulo individual. Mostrou maturidade ao suportar os momentos de pressão, principalmente, na final quando esteve atrás no placar em 0X2 contra Isaac. Da parte dos brasileiros não faltou empenho. Isaac confirmou sua boa fase, e vem evoluindo. Estou certo de que teremos bons nomes para seguir com o processo de renovação.

Infantil Feminino
Nessa categoria, Bruna Takahashi teve o melhor desempenho, conquistando os títulos em todas as provas que disputou: equipes com Leticia Nakada, Tathiane Pimentel e Sofia Calderano, duplas com Leticia e individual. Com 12 anos, Bruna já teve a oportunidade de conhecer o Tenis de Mesa europeu, por duas vezes, nesse ano, através do projeto ITTF Hopes team. Essas viagens não mudam muito o atleta na parte técnica ( somente o trabalho diário no Brasil o faz) mas, a experiência de em ver diferentes estilos de jogo, outras atletas e métodos de treinos, contribuem em elevar o conhecimento de um atleta. Nesse campeonato Bruna tirou proveito disso.

A Equipe Técnica
Agradeço muito à minha equipe, que esteve presente desde os dias de preparação em São Caetano. Ricardo Faria quem muito nos acrescentou com seus conhecimentos, Hideo e Guilherme, meus companheiros já há anos pela Seleção.
A todos os técnicos participantes da semana do Coaching Education em São Caetano também quero que sintam-se parte desse time e considerem-se vencedores. Eles nos auxiliaram e foram participantes ativos dos treinamentos preparatórios para essa competição.

Os Treinamentos
Quero por fim destacar o sucesso da nossa preparação. Foram sete dias de treinos intensivos, em dois períodos, quando foi possível reunir o grupo e formar uma equipe realmente de fato. O Brasil não foi apenas um país de alguns talentos que foram lá e ganharam. Nós tivemos um time vencedor, e isso somente se constrói no trabalho diário, nos treinamentos. Por isso, é importante às vezes sacrificarmos nossos compromissos pessoais se quisermos realizar um bom papel em um evento, e entendermos que não basta ações isoladas: os melhores de cada categoria precisam se reunir e treinar juntos.

Nenhum comentário: