5/06/2009

PALESTRA COM GATIEN


O ultimo dia de nossa Seleção em Yokohama, foi marcado por uma experiência inédita, e se dúvida marcante para todos nós da equipe: através de contato feito por Jean-René, tivemos a oportunidade de ouvir e conversar com Jean Philippe Gatien, campeão do mundial no ano de 1993, na Inglaterra e medalha de prata nos Jogos Olimpicos de Barcelona em 92.
Durante 40 minutos, Gatien explicou a importância da preparação mental para atingirmos o nosso mais alto rendimento.
Colocou o fato de muitas vezes, darmos total importância à parte técnica, passando horas na mesa, mas, muitas vezes sem produtividade. Mencionou a necessidade da Preparação Física e Mental acompanharem pemanentemente as atividades na mesa, para que o desempenho técnico seja o mais próximo possível da excelência.
Por mais 40minutos, nossos atletas tiveram a chance para fazerem perguntas, na maioria das vezes, relacionadas a aspectos como motivação, preparação antes de importantes jogos, estratégias, táticas. Gatien sempre atendeu e respondeu a tudo com muita abertura e objetividade.
As minhas opiniões a respeito do que foi falado, estão muito dentro do que eu considero fator fundamental para o nosso desenvolvimento: colocarmos mais energia e atenção às mais diversas áreas no intuito de o atleta poder colocar o seu melhor tecnicamente.
Muitas vezes, deixamos de atuar bem ou cometemos falhas durante uma partida internacional, mesmo tendo feito a melhor preparação possível na parte técnica. Porém, essa preparação deixou de envolver a preparação fisica, aspectos mentais, nutricionais etc...E acabamos sem nos darmos conta de que a má perfomance acaba sendo devido a esses fatores. Culpamos exclusivamente nosso treino, nossa técnica, nosso corpo.
Mudarmos a nossa maneira de pensar, é hoje fundamental para acelerarmos o nosso processo de crescimento. Nossa preparação precisa envolver um planejamento mais completo, e mais objetivo.
Para os mais jovens, das categorias de base, uma nova mentalidade precisa ser desenvolvida desde cedo. Consciência tática, técnicas psicológicas, condicionamento físico, educação nutricional, precisam receber a mesma parcela de cuidados que damos à técnica.
Em nome de todos, agradeço a Gatien, por ter passado um pouco de sua experiência, e ao Jean-René por ter conseguido essa palestra para nós.

Nenhum comentário: