

Chegamos há quatro dias aqui na cidade de Guangzhou, na China, para nossa primeira parte da aclimatação no país. Apesar de termos partidos na quarta-feira da semana anterior, perdemos cerca de 40 horas entre vôos e trocas de avião, até chegarmos ao nosso destino.
Tivemos dois dias livres que serviram como recuperação dos efeitos desgastantes da longa viagem.
Esse tempo já foi suficiente para sentir o tamanho do Tênis de Mesa aqui.É claro que todos devem saber que esse é o país onde o nosso esporte é o número 1. Mas, às vésperas de sediarem os Jogos Olímpicos, essa popularidade parece ter se multiplicado aqui na China.
Para se ter uma idéia, 5000 ingressos haviam sido colocados à venda no dia 24 de junho. No dia 23, às 6:00h da manhã, já havia sido formada uma fila com os primeiros compradores. Famílias inteiras estavam alinhadas, porque, havia um limite de venda de 2 ingressos por pessoa. São números que dão a dimensão da importância do Tênis de Mesa, especialmente, nesses Jogos.
Caminhando pelas ruas, Frequentemente nos deparamos com outdoors, anunciando diferentes produtos, juntos a fotos dos atletas chineses componentes do time nacional.
Na TV, noticiários diários e constantes, sobre o treinamento da Seleção, ou algum fato ligado aos jogadores chineses. Comentaristas surgem permanentemente falando da equipe olímpica.
Já nesse pouco tempo de estadia, pudemos assistir à transmissão de dois VTs de jogos da Seleção Chinesa em horário nobre: a final do Mundial por Equipes contra a Coréia, em março deste ano, e um amistoso preparatório entre as Seleções A e B da China. Detalhe: esse último confronto, foi realizado aberto ao público, com ginásio lotado e veículos de toda a imprensa.
Para nós, é muito legal ver o Tênis de Mesa como o esporte número um. Ter as dimensões e o tratamento comparáveis ao Futebol no Brasil.
Particularmente,considero essa quantidade de informações veiculadas ao público uma das maiores vantagens que a China leva sobre todos os demais.As crianças chinesas,acabam tendo contato e se familiarizando com o Tênis de Mesa desde os primeiros 4, 5, 6 anos de vida. Quando vão começar a treinar, já têm conhecimento de quem são os maiores ídolos, dos nomes e dos movimentos de cada golpe, das regras, e dos campeonatos de nível mais alto.
7/28/2008
A POPULARIDADE DO TÊNIS DE MESA NA CHINA
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário